Cerca de 60 mil pessoas devem ir aos cemitérios de Belém prestar homenagens às falecidas mães. Para garantir tranquilidade aos visitantes, a Prefeitura de Belém montou uma força-tarefa que está preparando as necrópoles para receber esse fluxo maior de visitantes do período. Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), responsável pela administração dos cemitérios, o Dia das Mães é a segunda maior data em número de visitas, perdendo apenas para o Dia de Finados.
No cemitério Santa Izabel, no Guamá, é esperado o maior movimento de usuários: cerca de 35 mil pessoas de sexta-feira a domingo. No espaço há quase 48 mil sepulcros, entre catacumbas, jazigos, mausoléus, ossuários e jardineiras. A organização e a limpeza do local começaram em meados de março e terminaram no mês passado, com 70 homens trabalhando na roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo nas alamedas e arredores de sepulturas.
“Esse ano antecipamos em um mês o início da limpeza. Agora estamos fazendo a manutenção dos espaços, com 15 homens trabalhando diariamente para deixar tudo pronto para receber bem os usuários”, explica o administrador do Santa Izabel, Roberto Ribeiro.
A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) iniciou na terça-feira, 3, um trabalho de capinação, limpeza e recolhimento de lixo e entulho no entorno do Santa Izabel. A ação visa preparar a área para o grande fluxo de pessoas e deve ser concluída até sexta-feira, 6.
Para o cemitério São Jorge, localizado no bairro da Marambaia, o segundo mais visitado, são esperados de 25 a 30 mil visitantes. O espaço possui quase 22 mil sepulcros. No local, estão sendo feitas limpeza, capinação, varrição e retirada de lixo. Cerca de dez funcionários do cemitério atuam com o apoio de seis homens da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que trabalham na roçagem. Também trabalham na limpeza do local 25 internos que cumprem regime semiaberto pela Superintendência do Sistema Penal do Pará (Susipe).
“Esperamos um grande público neste final de semana e estamos fazendo um grande esforço para dar conta da organização do cemitério e receber bem os visitantes”, explica administradora do São Jorge, Aline Rodrigues.
Uma equipe de controle de endemias da Sesma monitora os cemitérios, promovendo vistorias quinzenais nos locais para eliminação de focos do mosquito. No cemitério de Santa Izabel, devido à grande quantidade de túmulos, a Sesma mantém uma equipe fixa, com sete homens, que faz o monitoramento e o combate diário no espaço.
No cemitério do Tapanã, a Sesan fará uma limpeza de todo o espaço. A Seurb está executando a obra de reconstrução do muro do cemitério e já finalizou o projeto da obra de reforma do prédio administrativo. A reforma está em fase de processo licitatório.
Trânsito - A partir das 7h do domingo, uma equipe com pelo menos dois agentes de trânsito e uma viatura da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) estará no entorno dos cemitérios São Jorge, Tapanã e Santa Izabel para ordenar o fluxo de pessoas e veículos nas áreas de visitação e também em frente aos shoppings.
Segurança - Para garantir a segurança aos visitantes que vão prestar homenagens as mães, a Guarda Municipal de Belém (GMB) vai atuar em todos os cemitérios da cidade com um efetivo de 350 homens e oito viaturas durante os dois dias do final de semana.
No sábado, 7, a guarda vai disponibilizar um efetivo de 110 servidores em dois turnos para atender a demanda do público que resolver antecipar a visita aos cemitérios.
Já no Dia das Mães, domingo, 8, a GMB vai atuar com 240 homens distribuídos nos cincos cemitérios do município de Belém. O Cemitério de Santa Izabel, por ser o maior em extensão e por ter uma grande demanda de público, contará com efetivo de 110 guardas e três viaturas com rondas volantes.
No Cemitério de São Jorge, a GMB vai atuar com 40 homens e duas viaturas. Já no Cemitério Santa Izabel, em Icoaraci, e do Tapanã, a Guarda vai disponibilizar um efetivo de 35 homens em cada local, além de contar com rondas volantes. No cemitério do Distrito de Mosqueiro, a GMB vai atuar com 20 guardas.
Ordenamento - Para garantir ordenamento nas calçadas em frente aos cemitérios públicos de Belém, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) irá garantir, neste domingo das mães, cerca de 40 servidores distribuídos nos cemitérios de Santa Izabel, São Jorge e Tapanã, durante os turnos da manhã e da tarde.
No cemitério Santa Izabel, apenas as barraquinhas de vendas cadastradas pela Secon poderão permanecer nas beiradas das calçadas. “Os trabalhadores informais serão orientados a respeitar a passagem dos visitantes que estarão homenageando as mães”, explicou o diretor de Comércio e Publicidade em Vias Públicas da Secon, Bruno Raiol.
Quanto aos produtos oferecidos em frente ao maior cemitério público de Belém, apenas flores e velas poderão ser comercializadas. “Os demais ambulantes estarão autorizados a vender outras mercadorias, como lanches e bebidas, nas calçadas laterais do cemitério, localizadas nas ruas dos Pariquis e Paes de Souza”, explicou o diretor da Secon.
Horário de funcionamento dos cemitérios
Belém: Santa Izabel e São Jorge - 8h às 17h, sexta e sábado; 6h às 18h, domingo.
Icoaraci e Tapanã: 7 às 17h.
Mosqueiro (Vila, Carananduba e Baía do Sol): 6h às 18h.