Ação integrada Prefeitura no Bairro tem grande procura em Outeiro

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 12/04/2017 15:24

  • / Serviços / 12/04/2017 15:24

    Multidão garantiu atendimentos na ação integrada da Prefeitura de Belém

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    População buscou orientação e serviços da administração municipal

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    Prefeitura no Bairro atendeu população de Outeiro com três dias de prestação de serviços

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    Equipe de saúde garantiu avaliação e serviços aos moradores

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    Comunidade aproveitou para cuidar da saúde e dos direitos

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    Testes rápidos e exames chegaram a mais de 200 por dia

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    Crianças e adolescentes tiveram atenção especial com atividades educativas e de lazer

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    Equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente doou mudas e plantas para paisagismo

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    Avaliações médicas e encaminhamentos a atendimento na rede municipal agradaram a comunidade

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    Criançada não foi esquecida pela programação da Prefeitura de Belém

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    Serviços de saúde estiveram entre os mais procurados pela população de Outeiro

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    Centro de Zoonoses fez cirurgias de castração de animais na ação integrada em Outeiro

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    Vacina contra febre amarela teve grande procura em Outeiro

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    A Guarda Municipal esteve presente e garantiu a segurança da comunidade, além de apresentação dos serviços da corporação

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    Guarda Municipal fez demonstração de atividades prestadas à população

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    Demonstração do Canil da Guarda Municipal chamou atenção do público

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    Carol Rezende, agente distrital, avalia que A missão de atender a população foi cumprida pelo programa Prefeitura no Bairro

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    Dona Cleunice -Prefeitura no Bairro - Oteiro

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    Moradores aproveitaram os três dias do Prefeitura no Bairro em Outeiro


Como parte das comemorações pelo aniversário de 124 anos,  o distrito de Outeiro foi o primeiro da capital a receber o programa Prefeitura no Bairro,  que durante três dias, reuniu órgãos da administração municipal em uma ação com serviços de cidadania, saúde, infraestrutura e saneamento, entre outros. A programação teve início na segunda-feira, 10, e encerrou hoje, na Praça da Água Boa.

Um dos serviços mais procurados foi oferecido pelo Portal do Trabalhador que realizou cerca de 700 agendamentos para emissão de carteiras de trabalho, nos dois primeiros dias, além de receber currículos e fazer encaminhamentos para o mercado de trabalho. 

O Fundo Ver o Sol fez pré-cadastro para financiamento, prestou esclarecimentos sobre plano de negócios e agendamentos para o  curso que é pré-requisito para acesso ao fundo. Foram mais de 200 atendimentos na segunda e terça-feira.

No estande da Semma foram distribuídas cerca de 700 mudas de plantas paisagísticas e realizado trabalho de educação ambiental. Neste último dia, os agentes da Secretaria foram para dentro das salas de aula da Escola Municipal Professor Pedro Demo para orientar sobre educação ambiental e coleta seletiva de lixo. O secretário de Meio Ambiente, Fabrício Dias, ressalta que a atuação da Semma começou bem antes, no bairro de Água Boa. “Estamos desde de sexta-feira passada com serviços de poda e roçagem nessa área e adjacências. Esse trabalho do Prefeitura no Bairro se mostra muito importante por nos trazer pra mais próximo do cidadão e buscarmos atender da melhor forma suas necessidades”, avalia o secretário.

Fiscais de obra da Seurb prestaram informações sobre licença, habite-se e alvará. Já os funcionários do Departamento de Necrópoles, orientaram sobre os serviços dos cemitérios. A secretaria também levou a equipe de Iluminação Pública e recebeu pedidos de manutenção de lâmpadas e instalação de novos pontos de iluminação. 

Outro serviço muito procurado foi a inscrição no programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, realizado pela Sehab, órgão responsável pelos cadastros do programa na capital.  Em média, 50 inscrições foram feitas por dia e, no total, mais 200 pessoas foram atendidas, entre inscrições e pedidos de informações sobre os critérios. A aposentada Cleonice Meireles, moradora do bairro há 15 anos, foi uma das inscritas. “Eu sempre quis me inscrever mas era muito difícil para eu ir lá no centro de Belém. Esse serviço aqui facilitou e agora vou tentar conseguir a minha casa porque moro com meu filho”, explica. 

A Sefin levou serviços de consulta e emissão de segunda via do IPTU. Também realizou consultas de débitos, simulação de negociação e adesões ao programa de regularização de débitos com desconto e parcelamento, que está em vigor até o fim deste mês.

Também foi grande a procura pela Fundação Papa João XXIII, para inscrição no CadUnico – Cadastro Único para Programas Sociais, que dá acesso ao NIS – Número de Inscrição Social, e permite a participação em programas sociais. Um deles é o Tarifa Social, promovido pela Celpa, que permite desconto na conta de energia elétrica. Foram cerca de 20 inscrições por dia no CadUnico, oportunidade aproveitada pelo pedreiro José Piedade. “Há tempos que eu precisava fazer esse cadastro, inclusive para conseguir benefícios para o meu filho, mas ir até Belém significa tempo e custos, que eu não tinha. Foi muito bom participar dessa ação”, comemora seu José. 

A Funpapa, fez, ainda, junto das equipes  dos Creas e Cras,  encaminhamentos para atendimentos psicossocial, de assistência social, dentre outros da rede de proteção social do Município. 

A equipe da Copsan realizou cerca de 250 atendimentos votados para a avaliação nutricional, inclusive para encaminhamento ao programa Bolsa Família. Já a Fmae prestou informações sobre espécies vegetais da região, além de educação ambiental e nutricional, com uso de brinquedos educativos.

As crianças da Escola Professor Pedro Demo e visitantes também puderam aproveitar a ação com brincadeiras da palhacinha Tia Emília e outras apresentações culturais, oficinas e biblioteca, coordenadas pela Semec. Já a Sejel ofereceu a atividades do projeto Brinca Belém, com brincadeiras lúdicas, pintura, desenho e oficinas de arte  e de esporte. 

A Sesma promoveu mais de 200 testes de hepatite, sífilis e HIV por dia; cerca de 200 vacinas contra febre amarela; 30 vacinas triple viral e mais de 120 vacinas anti-rábica. A secretaria ofereceu educação sobre saúde do homem, saúde bucal e escovação, prevenção ao tabagismo, identificação de hanseníase, encaminhamentos para exames de mamografia e consultas clínicas, verificação de pressão arterial, além de distribuição de preservativos masculino e feminino e orientações sobre Zika vírus e combate ao Aedes Aegypti.

Quem precisou castrar o animalzinho de estimação aproveitou o Castra Móvel, que realizou, em média, 15 procedimentos por dia no local. Dois veterinários foram responsáveis pelas cirurgias. A universitária, Gisele Silva, antecipou o atendimento para a cadela Neli, que aguardava ser chamada pelo Centro de Zoonoses. “Como eles já tinham meu cadastro, eu pedi para ela ser atendida aqui logo. Assim eu evito de ir no Centro e antecipo a castração dela, evitando problemas”, afirmou. 

A Semob recebeu grande demanda de público em busca de emissão de segunda via de Passe Fácil Estudantil, Sênior e Especial, além de credenciamentos para vaga de idoso e deficientes físicos e serviços da ouvidoria. Nos primeiros dois dias de evento, foram mais de 400 atendimentos. O órgão atuou, ainda, em ações de educação no trânsito e prevenção de acidentes para alunos da Escola. De acordo com a superintendente Ana Paula Grossinho, a ação foi ampla. “Reforçamos a fiscalização de trânsito no bairro Água Boa e estamos, há 15 dias, fazendo a sinalização em várias vias da área”, disse Ana Paula. 

Desde a última quarta- feira, 05, a Sesan reforçou os serviços de capinação, roçagem e limpeza no bairro, com mais 60 agentes de limpeza atuando no local, além de uma equipe com hidrojato que realiza o desentupimento de esgotos, quatro caçambas, uma pá mecânica e um trator de roçagem. Em paralelo, também foram feitos serviços de recuperação asfáltica  em várias vias da ilha. 

A Guarda Municipal de Belém, além de fazer o patrulhamento da área no entorno da ação social, levou um estande onde apresentou histórico de atuação, equipamentos de segurança e armamentos, como os artefatos  explosivos, de gás, arma de choque e spray de pimenta. Os agentes fizeram ainda a demonstração de uma situação de patrulhamento de rua com auxílio de cães do canil da Guarda, que conta hoje, com 12 animais, sendo dois especializados em farejar entorpecentes e armas.

Participaram também do Prefeitura no Bairro,  Combel, Ouvidoria, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Economia, Secretaria de Ordem Pública, Arcon e o Pro Paz, do Governo do Estado, que ofereceu os serviços de emissão de documento de identificação e registro civil de nascimento.

Para a agente distrital de Outeiro, Carol Resende, o evento foi um sucesso e cumpriu a missão de levar serviços  a população da ilha. “Tivemos uma alta participação e representatividade da população. Foi muito bem recebido pela comunidade que expressa com atos e olhares a sua satisfação em vir aproveitar os serviços. Nós buscamos, de forma integrada, atender a população em todas as frentes. E também estamos felizes de poder dar esse presente para a ilha que completa aniversário na próxima sexta”, avaliou a agente distrital. 

 

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Fernando Sette - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)