Terminal São Brás registra movimento tranquilo de usuários

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 06/07/2017 16:56

  • / Adaptação / 06/07/2017 16:56

    Movimento de usuários que seguem para Icoaraci e Outeiro a partir do Terminal São Brás, tem sido tranquilo.

  • / Adaptação / 06/07/2017 16:56

    Abrigo contra sol e chuva e mais segurança, são as principais vantagens para quem utiliza o terminal, como a usuária Odilena Maria Gama.

  • / Adaptação / 06/07/2017 16:56

    Tatiane Pinheiro, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Semob.

  • / Adaptação / 06/07/2017 16:56

    Agentes da Semob orientam os usuários sobre os locais de embarque nos ônibus e na travessia segura das vias no entorno do terminal.

  • / Adaptação / 06/07/2017 16:56

    A doméstica Regina Oliveira vem todos os dias de Outeiro para Belém e só vê benefícios para os usuários, na utilização do terminal.


Pouco mais de três semanas após a inauguração do Terminal São Brás, localizado na Praça da Leitura, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) tem registrado um movimento tranquilo de usuários que têm por destino os distritos de Icoaraci e Outeiro.

Inaugurado no último dia 17 de junho, o Terminal São Brás funciona como ponto de retorno e integração dos ônibus articulados do BRT, bem como substitui a antiga parada dos ônibus de Outeiro que funcionava por trás da Praça. Ou seja, agora o embarque e desembarque dos ônibus do BRT e das linhas para Outeiro e Icoaraci que retornam por São Brás, são realizados exclusivamente dentro do terminal.

Na avalição da doméstica Regina de Oliveira, a mudança trouxe muitos benefícios aos usuários. Regina, que mora em Outeiro mas trabalha em Belém, conta que no primeiro dia de funcionamento não sabia da alteração, mas logo foi abordada pelos apoiadores operacionais da Semob e recebeu todas as orientações necessárias. “Sem dúvida melhorou muito, já que agora temos um local bem maior para aguardar o ônibus”, elogiou.

Para Odilena Maria Gama, além de o local proporcionar abrigo contra sol e chuva, o novo espaço também garante mais segurança aos usuários do transporte público. “Como a parada antiga estava em local aberto, ficava muito à mercê de algum perigo enquanto esperava pelo meu ônibus. Dentro do terminal já não corro tanto risco”, disse.

Apoiadores operacionais e educadores da Semob estão dispostos logo na entrada do terminal orientando usuários sobre os locais adequados para embarcar no coletivo correto, além de chamar a atenção para a travessia nos locais adequados. “É muito importante lembrar que no entorno do terminal há o trânsito constante de veículos, então a travessia deve ser sempre realizada em locais sinalizados com a faixa de pedestre”, destaca a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, Tatiane Pinheiro. 

Integração

Atualmente as linhas de ônibus que integram o sistema BRT no Terminal São Brás, são: Icoaraci – São Brás – Paracuri I, Icoaraci – São Brás – Paracuri II, Itaiteua – São Brás, Fama/Fidélis – São Brás, Águas Negras – São Brás e Outeiro – São Brás.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)