Redução de CO2

A economia de água potável, recurso escasso no planeta não é a única característica ecologicamente consciente do BRT Belém. O sistema de transporte público da capital traz outro impacto ecológico positivo para todos os habitantes da cidade: a redução da emissão de CO².

A redução do gás nocivo na atmosfera é possibilitada pela implementação do sistema BRT e garante um ar mais limpo para os belenenses. “Essa diminuição vem do corte no número de linhas de ônibus em atividade e também dos itinerários dos coletivos restantes. A redução tende a crescer com a adoção do uso do sistema de transporte público por mais pessoas, que neste caso deixarão de circular com seus veículos”, observa a titular da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Ana Paula Grosinho.

Um exemplo que justifica as expectativas acerca da emissão de gases vem da cidade do Rio de Janeiro. Após o início da operação dos BRTs, a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) registrou uma redução de 38% nos níveis de emissão do poluente. Com o aumento progressivo do sistema de BRT de lá, estima-se que a redução chegue aos 47% nos próximos dois anos.