O sistema BRT de transporte público representa uma melhora geral no trânsito de Belém por vários motivos. Entre estes, se destaca a redução inicial em aproximadamente 20% do número de linhas de ônibus cruzando a cidade.
A partir de maio, diversas linhas de ônibus serão extintas e outras passarão a alimentar o sistema BRT, circulando apenas nos seus bairros de origem. O fim da necessidade de cumprir o itinerário bairro-centro implicará em uma redução na quantidade de veículos trafegando pelas principais vias da cidade, o que, por consequência, desafogará o trânsito.
“Estamos conduzindo um estudo para definir quais linhas serão mantidas e quais sofrerão mudanças. Até o final de abril divulgaremos as alterações que ocorrerão com a inauguração da primeira etapa de implantação do BRT. Quando novas etapas forem inauguradas, mais linhas serão absorvidas”, explica a superintendente de mobilidade Maísa Tobias. A essência do novo sistema é que o BRT faça a integração entre as linhas, que passarão a circular apenas nos bairros, abastecendo as estações e terminais.
INFO:
Números do Terminal Mangueirão:
- Capacidade total de 120.400 mil passageiros/dia;