Redução de linhas

O sistema BRT de transporte público representa uma melhora geral no trânsito de Belém por vários motivos. Entre estes, se destaca a redução inicial em aproximadamente 20% do número de linhas de ônibus cruzando a cidade.

A partir de maio, diversas linhas de ônibus serão extintas e outras passarão a alimentar o sistema BRT, circulando apenas nos seus bairros de origem. O fim da necessidade de cumprir o itinerário bairro-centro implicará em uma redução na quantidade de veículos trafegando pelas principais vias da cidade, o que, por consequência, desafogará o trânsito.

“Estamos conduzindo um estudo para definir quais linhas serão mantidas e quais sofrerão mudanças. Até o final de abril divulgaremos as alterações que ocorrerão com a inauguração da primeira etapa de implantação do BRT. Quando novas etapas forem inauguradas, mais linhas serão absorvidas”, explica a superintendente de mobilidade Maísa Tobias. A essência do novo sistema é que o BRT faça a integração entre as linhas, que passarão a circular apenas nos bairros, abastecendo as estações e terminais.

INFO:

Números do Terminal Mangueirão:

- Capacidade total de 120.400 mil passageiros/dia;
- Dois acessos de usuários à pé;
- Três plataformas com área total de 16.000m2;
- Quantidade de concreto utilizado: 14.300m3;
- Quantidade de Aço utilizado: 837 toneladas;
- Estrutura Metálica: 502 toneladas;
- Escadas rolantes: 4;
- Elevadores para Portadores de Necessidades Especiais (PNE): 8;
- Pé direito do telhado: 11 metros;
- Pé direito da galeria subterrânea: 5 metros.
FONTE: Seurb.