Terminal Mangueirão

O Terminal Mangueirão é o maior entre os três terminais das duas primeiras etapas da implantação do sistema BRT em Belém. O local foi planejado com base nas necessidades específicas da capital. Prevendo os dias quentes do verão e as fortes chuvas do inverno no Estado, os engenheiros deram preferência ao uso de telhas termoacústicas, que isolam as altas temperaturas e os barulhos externos, como o dos temporais do inverno amazônico.

A chuva, aliás, cumpre papel importante no funcionamento do terminal. Uma cisterna com capacidade para 40 mil litros de águas pluviais é responsável pelo abastecimento local. “Toda a água para serviços, limpeza, sanitários, é colhida das chuvas. É a primeira obra municipal com essa característica realizada em Belém, mas já se tornou padrão para as próximas”, ressalta o engenheiro residente do consórcio EIT/Paulitec João Neto. O terminal não é climatizado artificialmente, mas foi projetado para aproveitar ao máximo a ventilação natural.

Prevendo o crescimento da demanda com a adoção em massa pelos belenenses do novo sistema de transporte público, o espaço foi planejado para abrigar as necessidades de Belém pelos próximos vinte anos. “É claro que com a passagem dos anos e as melhorias implantadas o número de usuários do transporte público vai aumentar. Por isso, o Terminal Mangueirão foi pensado para atender a circulação de até 120 mil pessoas em suas dependências”, explica o engenheiro da Seurb e fiscal das obras do BRT, Ademir Pereira.